Em um dos mais importantes eventos do setor de aeronaves de asas rotativas, a HAI HELI-EXPO 2020, na Califórnia, a OMNI acaba de fechar parceria com a SKYTRAC para o fornecimento de monitoramento em tempo real através do software HUMS (Health and usage Monitoring System) e da ferramenta “push-to-talk” em nove de suas aeronaves do modelo AW139. As aeronaves atendem diversas empresas do setor de óleo & gás no Brasil, incluindo a Petrobras. Com a instalação do novo equipamento a OMNI se torna a primeira operadora brasileira de helicópteros com tecnologia de monitoramento em tempo real.
De acordo com Roberto Coimbra, CEO da OMNI TÁXI AÉREO, a SKYTRAC tem uma excelente reputação como fornecedora de soluções de dados corporativos para o setor .
"Nós já utilizamos soluções da SKYTRAC e equipar nossas aeronaves com o sistema HUMS por satélite em nossos AW139s aumentará a segurança e a eficiência operacional de nossos clientes."
O sistema conhecido como HUMS é um programa de segurança que pode identificar, comunicar e resolver problemas de segurança emergentes à medida que são detectados. O sistema de bordo monitora os parâmetros HUMS em voo e alerta as equipes de terra em tempo real quando as excedências são capturadas. A solução também simplifica a transferência de HUMS e arquivos de monitoramento de dados de voo pós-voo para estações terrestres, eliminando a necessidade de técnicos para embarcar na aeronave e fazer o download manual de arquivos.
Além da solução de monitoramento HUMS, a OMNI também adquiriu a solução PTT da SKYTRAC para a comunicação por rádio criptografado por satélite. O PTT permite que o centro de controle de operações se comunique de maneira eficiente com a aeronave durante o voo, sem distorções e podendo acomodar até vários grupos de conversação.