OHN – Omni Helicopters Nigéria

08.08.2017

Em 2017, a Omni Helicopters Internacional (OHI) ampliou suas operações na África e realizou uma aliança estratégica com a Omni-Blu Aviation Limited, que culminou com a criação da Omni Helicopters Nigeria (OHN), divisão do grupo da Nigéria, visando atender aos padrões exigentes de aviação offshore da IOGP (Associação Internacional dos Produtores de Óleo e Gás), bem como aos requisitos de operação da autoridade aeronáutica da Nigéria (Nigerian Civil Avivation Authority).

A república Federal da Nigéria está localizada no continente africano e tem uma população aproximada de 180 milhões de habitantes, sendo o país mais populoso do continente e o sétimo do mundo.

A Nigéria é considerada uma das maiores produtoras e exportadoras de petróleo do mundo, além de ter as 10 maiores reservas deste recurso. O país faz parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e o produto desempenha um grande papel na economia local, respondendo por 40% do PIB e por 80% do orçamento do governo nigeriano.

A Omni-Blu né um importante fornecedor independente de serviços de transporte aéreo de passageiros e cargas na Nigéria, para qual foi concedido o Certificado de Empresa de Transporte Aéreo (ETA) em Dezembro de 2015.

A companhia opera uma frota fixa de aeronaves, atendendo a clientes onshore e offshore. Além disso, está envolvida em serviços de gerenciamento de vazamento de [óleo e calibração de voo.

A OHI, respalda pelo fundo de investimentos controlador Stirling Squadre Capital Partners (SSCP), passa a ser a majoritária no capital social da OHN, tendo a Omni-Blu como sócia.

A OHI operou serviços de aviação de asa fixa da Nigéria no passado e, atualmente, opera a Cabo Verde Express na região.

Desde 2011, o SSCP e a OHI têm trabalhado no desenvolvimento de uma estratégia de entrada e consolidação bem-sucedida em novos mercados e, esta é uma grande oportunidade para a companhia de consolidar numa das maiores economias de óleo e gás da África Ocidental.

No mês de maio, a Omni Táxi Aéreo (OTA) enviou uma equipe formada de profissionais das áreas de Qualidade, Segurança, Operacional e Operações para iniciar um diagnóstico do sistema de gestão da Omni Blu, visando o alinhamento dos processos de trabalho e a transferência de Know Know para a empresa nigeriana.

Como resultado dessa primeira visita, uma segunda equipe esteve novamente na Nigéria, em Junho para prover treinamentos nos sistemas existentes e já consagrados na Omni. Foram ministrados os cursos nos sistemas RELPREV da área de sSegurança Operacional, Flight Preview e SIGTRIP de Operações e Q-Pulse da Qualidade.

Com a implementação desses sistemas e de outros que futuramente serão implementados, o grupo busca garantir no continente africano a mesma excelência operacional pela qual já é reconhecido no Brasil.

Além de duas aeronaves Aw139 da Omni – Blu, a empresa deve receber em breve reforço de mais helicópteros dos modelos Aw139 e SK76C++ que estão sendo negociados com empresas de leasing, em função das oportunidades comerciais em discussão naquele país.

OHN – Omni Helicopters Nigéria